-
reportar proposta inadequada
apagar proposta
11 Maio 2011
As competências adquirem hoje uma importância que se aproxima da valorização social atribuída ao conhecimento. Aquilo que alguém sabe fazer, com um conhecimento adquirido ao longo de um conjunto de aprendizagens é cada vez mais uma matéria que ocupa as reflexões realizadas sobre a educação e a formação.
Esta capacitação é portanto cada vez mais um processo de enriquecimento pessoal e descoberta, que resulta numa necessidade de harmonizar relações laborais, organizacionais e
continuar a ler a propostaAs competências adquirem hoje uma importância que se aproxima da valorização social atribuída ao conhecimento. Aquilo que alguém sabe fazer, com um conhecimento adquirido ao longo de um conjunto de aprendizagens é cada vez mais uma matéria que ocupa as reflexões realizadas sobre a educação e a formação.
Esta capacitação é portanto cada vez mais um processo de enriquecimento pessoal e descoberta, que resulta numa necessidade de harmonizar relações laborais, organizacionais e sociais, por forma a ultrapassar relações entre oferta e procura, quando se trata de descobrir a maior compatibilidade possível no desempenho de funções, ou até mesmo ao nível da descoberta pessoal.
Assim, propomos que cada estudante seja tendencialmente considerado por todo um sistema formativo e de educação, acompanhando o seu percurso desde o inicio da sua educação, fazendo acompanhar da avaliação métrica tradicional, onde a cada disciplina corresponde uma nota de avaliação, um quadro de competências, dando nota do que cada individuo consegue fazer com os conhecimentos adquiridos, considerando ainda um quadro de objectivos a atingir do ponto de vista das competências pretendidas em cada ano.
Esta metodologia teria como consequência um acompanhamento mais efectivo de cada estudante, assim como um reconhecimento de todas as experiencias de capacitação, formais e não formais, num documento e diploma único, reconhecimento oficial.
Acreditamos que com esta ferramenta, as aprendizagens realizadas tanto em ambiente escolar como no âmbito das experiencias extra-curriculares e escolares, poderiam ver ser reconhecidas, num documento que acompanha cada jovem ao longo da sua vida.