-
reportar proposta inadequada
apagar proposta
11 Maio 2011
Os jovens sentem-se hoje conscientes da missão que tem pela frente, e consideram a necessidade de estabelecer um pacto geracional de compromisso para o futuro.
Na consciência colectiva de toda a juventude está o facto de toda uma situação não ser responsabilidade dela, mas ser dever contribuir para uma saída rápida e sustentada desta crise em que nos encontramos, uma vez que aos jovens serão pedidos sacrifícios e empenho em soluções que não foram pedidos a gerações
continuar a ler a propostaOs jovens sentem-se hoje conscientes da missão que tem pela frente, e consideram a necessidade de estabelecer um pacto geracional de compromisso para o futuro.
Na consciência colectiva de toda a juventude está o facto de toda uma situação não ser responsabilidade dela, mas ser dever contribuir para uma saída rápida e sustentada desta crise em que nos encontramos, uma vez que aos jovens serão pedidos sacrifícios e empenho em soluções que não foram pedidos a gerações anteriores.
Compromissos ao nível da solidariedade, da justiça contributiva e de dignidade nos últimos anos de vida, devem compreender um compromisso geracional, que muito irá evoluir com o ano europeu da Justiça inter-geracional que se iniciará em 2012.
Também a responsabilidade dos mais jovens com os seniores deve ser motivo de preocupação, quando o tempo disponível para cuidador dos idosos por parte das famílias diminui, e o período entre a vida útil e a terceira idade de dilata, criando chagas sociais, como a solidão e o abandono dos idosos, que a todos deve obrigar a reflectir.
Apresentar um conjunto vasto de propostas neste domínio permitirá antecipar este debate.