-
reportar proposta inadequada
apagar proposta
22 Outubro 2009
A construção da nova igreja de S. Francisco Xavier, em Lisboa - mais propriamente no Restelo - apresenta-se como sendo uma das maiores aberrações urbanísticas desde a construção das torres das Amoreiras.
Independentemente da estética base da igreja - que tem a forma de uma caravela (dourada), e que de uma forma geral eu considero aberrante - o que mais choca neste projecto é a sua dimensão, contando com uma torre de 100 metros.
Aconselho-os a todos a ver as fotografias. É
continuar a ler a proposta ver actualização de dia 31 de Outubro de 2009, às 18h15 actualização de dia 31 de Outubro de 2009, às 18h15:
Adicionei um vídeo com fotografias da maquete.
E não é um assunto para ser comentado de maneira "mole". É um atentado gravíssimo não só urbanístico como também do ponto de vista dos valores que a Igreja deve representar (porquê consentir "Las Vegas no Restelo", um caricato exemplo ostentatório, numa época socialmente difícil--(os responsáveis eclesiásticos locais desconhecem certamente a última encíclica...) O facto de o arquitecto Troufa oferecer o projecto?! em nada deve contribuir para cidadãos-paroquianos ficarem embascados e agradecidos. Deve constituir-se com a maior brevidade uma comissão que leve à suspensão do projecto e reavaliação da sua inserção naquele lugar. Se é indispensável aceitar a oferta (e quem paga a construção--donativos à moda antiga, e a construção vai-se fazendo conforme a chegada das ofertas? porque não deslocá-la para um qualquer pinhal com vista de mar, fora da malha da cidade? Para além do mais alguém pensou na manutenção-- as tintas, a purpurina a desbotarem ao sol, a chuva a fazer áreas carecas...Não se trata de um shopping center que tem mais ou menos sempre dinheiro a entrar...
Enfim "não são gostos" ,são critérios, que suponho também devem discutir-se em arquitectura...Um arquitecto não é um oráculo, como já devíamos saber...
Adelaide Sales Henriques