-
reportar proposta inadequada
apagar proposta
21 Setembro 2009
O trânsito na cidade de Lisboa é claramente um dos maiores problemas que a cidade enfrenta. O caos diário que encontramos nos principais acessos à cidade, durante as horas de ponta, e o elevado tráfego que existe durante todo o dia são responsáveis por vários problemas, ambientais, financeiros e que diariamente afectam a qualidade de vida de todos os cidadãos.
A solução está identificada e passa por retirar os automóveis da cidade. No entanto as medidas tomadas de aumentar o
continuar a ler a propostaO trânsito na cidade de Lisboa é claramente um dos maiores problemas que a cidade enfrenta. O caos diário que encontramos nos principais acessos à cidade, durante as horas de ponta, e o elevado tráfego que existe durante todo o dia são responsáveis por vários problemas, ambientais, financeiros e que diariamente afectam a qualidade de vida de todos os cidadãos.
A solução está identificada e passa por retirar os automóveis da cidade. No entanto as medidas tomadas de aumentar o preço dos parquímetros ou a construção de túneis rodoviários não são claramente soluções que tenham tido um impacto positivo.
O que proponho é um sistema de transportes gratuitos para a cidade de Lisboa.
Sem um sistema de pagamento, a utilização dos transportes aumenta drasticamente, reduzindo o número de carros na cidade, melhorando assim o trânsito e a qualidade do ar.
Elimina-se todo o custo de implementação e manutenção de sistemas de controlo de bilhetes e passes. Diminui-se o tempo despendido na compra de bilhetes em autocarros e as já habituais filas de inicio do mês para aquisição de passes.
Naturalmente, um dos pontos mais preocupantes desta proposta é o custo associado à não cobrança da utilização dos transportes. No entanto, e ao contrário do que possa parecer, não é assim tão linear.
Existe uma redução óbvia dos custos, ao eliminar todo o sistema de controlo dos bilhetes e passes. Esse custo não é marginal, incluindo um conjunto elevado de funcionários e investimento em equipamento e sistemas informáticos.
Quando comparado com o custo de uma terceira via sobre o Tejo e com o custo do túnel do Marquês - duas soluções que apenas pioram o problema - o custo da mudança aqui apresentada é quase marginal.
Já existem alguns casos de sucesso - desde casos na Bélgica, China, França, Alemanha ou EUA - e que podem ser consultados aqui:
http://freepublictransit.org/index.php?pr=Success_Stories
Recomendo também o site do Partido Socialista Escocês que apresentou em 2007 uma proposta com o mesmo objectivo.
http://www.freepublictransport.org
Destaque ainda para a discussão que aconteceu em Setúbal, este ano, onde alguns candidatos à Câmara defenderam esta proposta
http://www.osetubalense.pt/noticia.asp?idEdicao=348&id=12108&idSeccao=2752&Action=noticia
Free public transport 'would raise money'
http://www.news.com.au/story/0,27574,26101150-421,00.html