-
reportar proposta inadequada
apagar proposta
13 Setembro 2009
A disciplina de Filosofia além de incutir nos alunos o interesse em questionar, problematizar e justificar as suas opiniões, abre os horizontes para a dimensão ética do agir, pela reflexão sobre valores, tais como a amizade, o amor, a solidariedade, a tolerância, a justiça, a cooperação, a honestidade, a cidadania, a liberdade, etc. E, também, o saber estar na sala de aula para saber estar na vida, o respeito pelas regras, o saber ouvir, o saber falar.
No entanto, nao deve ser
continuar a ler a propostaA disciplina de Filosofia além de incutir nos alunos o interesse em questionar, problematizar e justificar as suas opiniões, abre os horizontes para a dimensão ética do agir, pela reflexão sobre valores, tais como a amizade, o amor, a solidariedade, a tolerância, a justiça, a cooperação, a honestidade, a cidadania, a liberdade, etc. E, também, o saber estar na sala de aula para saber estar na vida, o respeito pelas regras, o saber ouvir, o saber falar.
No entanto, nao deve ser aplicada com base num currículo rígido, fechado,mas sim com um método baseado no sistema socrático de questionar.......
Porque há que cultivar a capacidade compreender…de saber porquê....
Porque urge pensar e saber pensar!
Porque pensar pode ser divertido…
Porque pensando a criança conhece-se melhor… e ouvindo os outros conheço-os também!
“O homem não pode tornar-se um verdadeiro homem senão pela educação. Ele é aquilo que a educação dele faz.” (KANT)
ver actualização de dia 13 de Setembro de 2009, às 16h58 actualização de dia 13 de Setembro de 2009, às 16h58:
A Filosofia para crianças é essencial no sentido de desenvolver as competências críticas.
Será que o sistema económico e político tem interesse em que os cidadãos sejam pouco críticos
e que isso explica o desinteresse e o não querer apostar no ensino, desde cedo, da filosofia?
Como disse nunca poderia ser uma disciplina com um currículo rígido e fechado, mas sim adaptado a estas idades... ou então criar ciclos de debate nas aulas....na escola.
Piaget dizia que certas competências, principalmente no campo da ética e da sociabilidade,
devem ser aprendidas desde cedo para que, pela prática se criem hábitos éticos, de raciocínio moral, critico, criativo e livre nas mente dos jovens alunos e futuros cidadãos.
Porque se é igual ao lixo que me tentaram impingir no secundário, em que me obrigaram a ler autores dos quais sem dar conta na altura sempre discordei como se a Filosofia fosse uma ciência pragmática e não um conjunto de teorias questionáveis. Essa disciplina acaba por afastar os alunos do gosto pela filosofia, sendo que eu próprio só re-descobri o meu gosto pela filosofia graças a vários professores universitários.
Por exemplo seria bom ensinar desde cedo a arte perdida (para a maioria) da dialéctica, a dúvida permanente e a negação das "verdades".
Também seria bom ensinar que não existe apenas capitalismo e comunismo, mas sim dezenas de ideologias que devem ser expostas e deixadas ao critério de cada um.
Não tem a ver directamente com o tema, mas é ridículo que já como Eça se queixava da boca dos seus personagens, que ainda hoje não encontremos um exemplar traduzido de uma obra de Proudhon! Parece que ainda temos muita libertação pela frente...