-
reportar proposta inadequada
apagar proposta
01 Setembro 2009
O afastamento entre os eleitores e a classe política é notório a cada ciclo eleitoral que passa e esta tendência só será invertida quando se alterar o sistema eleitoral em vigor para outro, em que o eleitorado se sinta devidamente representado, o que não acontece quando parte da bancada parlamentar é ocupada por ilustres desconhecidos, vindos duma “jota” qualquer, servindo para fazer número e aprovar cegamente qualquer laracha atirada pelos seus líderes.
É necessário que haja
continuar a ler a propostaO afastamento entre os eleitores e a classe política é notório a cada ciclo eleitoral que passa e esta tendência só será invertida quando se alterar o sistema eleitoral em vigor para outro, em que o eleitorado se sinta devidamente representado, o que não acontece quando parte da bancada parlamentar é ocupada por ilustres desconhecidos, vindos duma “jota” qualquer, servindo para fazer número e aprovar cegamente qualquer laracha atirada pelos seus líderes.
É necessário que haja uma maior representatividade local na assembleia, que seria conseguida pelo do voto directo em deputados eleitos através de círculos eleitorais locais, para que as populações sintam alguma proximidade com os deputados por elas eleitos e, em simultâneo, os deputados sejam responsabilizados junto dessas mesmas populações.
Só com uma alteração profunda se conseguirá fugir a bipolarização partidária que seca os pequenos partidos e as minorias, e segrega um eleitorado que não se identifica com este ou aquele partido… por muito que me custe imaginar certos tipos ou ideologias terem lugar na Assembleia.
Proponho um sistema que se assemelhe ao Finlandês onde se combina o método de Hondt (sistema actualmente em vigor em Portugal) com um sistema de candidaturas em lista aberta, onde o eleitor pode escolher candidatos que não estão encapotados por partidos ou listas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Método_D'Hondt
http://salvar-portugal.blogs.sapo.pt/
http://mokkikunta.blogspot.com/2007/01/reforma-do-sistema-eleitoral-portugus.html
http://www.portaldoeleitor.pt/Paginas/TipoDeEleicoeseReferendos.aspx
http://www.finlandia.org.pt/public/default.aspx?contentid=123968
http://countrystudies.us/finland/121.htm
http://www.vaalit.fi/15491.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Parliament_of_Finland
Os modelos eleitorais nórdicos, onde também se escolhe directamento a pessoa, NÄO tornam a votação complexa ou demorada. Gostava de ver essas provas. Como vivo na Finländia, às vezes ponho-me a ver qual seria o Parlamento português com o sistema local. O que haveriam era *menos* deputados dos partidos "grandes", isso sim, logo tal lei eleitoral *nunca* será aprovada em Portugal (só por engano)!