-
reportar proposta inadequada
apagar proposta
09 Setembro 2009
Todos já conhecemos notícias que relatam a apreensão de drogas e a prisão de traficantes, e todos imaginamos a quantidade de recursos económicos e humanos que são necessários para levar a cabo essas acções que, não poucas vezes, acabam mal para uma ou para ambas as partes.
Da mesma maneira, todos sabemos que existem algumas drogas que já são legais em Portugal - refiro-me essencialmente ao tabaco e ao álcool.
O tabaco é uma das causas principais do aparecimento do cancro do
continuar a ler a propostaTodos já conhecemos notícias que relatam a apreensão de drogas e a prisão de traficantes, e todos imaginamos a quantidade de recursos económicos e humanos que são necessários para levar a cabo essas acções que, não poucas vezes, acabam mal para uma ou para ambas as partes.
Da mesma maneira, todos sabemos que existem algumas drogas que já são legais em Portugal - refiro-me essencialmente ao tabaco e ao álcool.
O tabaco é uma das causas principais do aparecimento do cancro do pulmão que cada vez mata mais pessoas; o álcool também mata imenso, tanto nas estradas como a partir de dentro, pois o álcool é a causa principal do aparecimento de uma doença mortal chamada cirrose.
Ora, estas drogas, assim como outras como a Marijuana, têm efeitos negativos. No caso desta última, as desvantagens podem ser, por exemplo, a perda da memória.
Contudo, porquê optar por se legalizar tabaco, drogas e até café (não deixa de ser uma droga) e proíbe-se a marijuana?
A Marijuana devia ser legalizada, até porque a população não pode estar constantemente à espera que o Estado lhes diga o que devem e o que não deve fazer; a população não é filha do Estado, logo este não deve assumir uma atitude paternalista! A responsabilidade individual deve ser incentivada, ainda que as pessoas experimentem os malefícios das suas escolhas erradas!
A legalização da Marijuana faria com que fossem precisos menos recursos na procura de traficantes deste tipo de droga, e ainda podia ganhar com isso, através de taxas aplicadas à marijuana, tal como existem taxas aplicadas ao tabaco.
Além do mais, e pegando em dados da Holanda - país onde o consumo da Marijuana é legal - o caso de toxicodependentes diminuiu.